17.6.11

Para quê os diários de práticas?

"Ultimamente generalizou-se um slogan entre os profissionais da educação, que a modo de princípio se repete aqui e ali: Temos que reflectir sobre a prática. Mas o que significa reflectir sobre a prática? Na perspectiva que adoptamos, reflectir sobre a prática implica não só descrever o que fazemos para partilhar publicamente (fundamentalmente com outros colegas), mas também a possibilidade de partilhar abordagens que nos ajudem a ensaiar novas formas, novas ideias, para voltarmos a descrever o que fazemos e analisar conjuntamente os resultados. Ou seja, que qualquer estratégia baseada na reflexão sobre a prática deveria contemplar, pelo menos:

a) A possibilidade de descrever o que faço, para que os outros o conheçam.
b) A possibilidade de analisar e discutir as abordagens que sustentam o que faço, as ideias, os critérios, as razões últimas das minhas decisões.
c) A possibilidade de conhecer e ensaiar novas abordagens e novas ideias, na medida do possível compartilhadas com outros colegas (companheiros de centro, de ciclo, de seminário…)"

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