19.6.11

A reflexão e a acção

Um dos aspectos fundamentais desta obra consiste na distinção entre dois tipos de reflexão na sua articulação com a acção:
- "Reflexão na acção" (entendida como a capacidade do profissional pensar no que está a fazer enquanto o está a fazer. Implica olhar para as nossas experiências, implicar os nossos sentimentos e considerar as nossas teorias em uso.)
- "Reflexão sobre a acção" (entendida como a reflexão após o evento. É tomada conscientemente e frequentemente documentada. Implica a consciencialização do conhecimento tácito e a reconstrução mental retrospectiva com a finalidade de analisar e eventualmente alterar a prática). (Ver também: phronesis)

Esta atitude implica também uma meta-reflexão (reflexão sobre a reflexão na acção):
"A reflexão sobre a reflexão na acção é aquela que ajuda o profissional a progredir no seu desenvolvimento e a construir a sua forma pessoal de conhecer. Trata-se de olhar retrospectivamente para a acção e reflectir sobre o momento da reflexão na acção, isto é, sobre o que aconteceu, o que o profissional observou, que significado atribui e que outros significados pode atribuir ao que aconteceu. É a reflexão orientada para a acção futura, é uma reflexão proactiva, que tem lugar quando se revisitam os contextos políticos, sociais, culturais e pessoais em que ocorreu, ajudando a compreender novos problemas, a descobrir soluções e a orientar acções futuras". (Isolina Oliveira e Lurdes Serrazina)

Sem comentários:

Enviar um comentário