19.6.11

O ponto de partida...

Ao longo do seu livro Educating the Reflective Practitioner, o autor, Donald Schön, faz uma crítica da racionalidade técnica/instrumental como um dos fundamentos do saber profissional. Esta racionalidade pode ser encarada como uma “epistemologia positivista da prática”. Este tipo de razão prática encara as formas de acção (enquanto conjugação de diferentes factores) como variáveis que podem ser controladas.
O autor pretende reflectir sobre as articulações dos conceitos da educação profissional prevalecentes (o currículo normativo – com a articulação ‘ciência básica’, ‘ciência aplicada’, ‘competências técnica da prática quotidiana’) e a existência de zonas indeterminadas da prática (complexas, instáveis, incertas e conflituais). Na sua conceptualização, Schön pretende desenvolver uma nova perspectiva da articulação entre a competência prática e o saber profissional.

Desta forma o autor pretende analisar como é que os profissionais constroem e modificam o seu reportório de competências profissionais e parte da premissa de que aqueles que pensarem cuidadosamente na sua prática poderão criativamente adaptar a sua prática a novas situações.


Saber mais>>>

Sem comentários:

Enviar um comentário