17.6.11

Reflexão e aprendizagem: benefícios da prática reflexiva

Das actividades do grupo e da interacção entre pares, ressaltaram conceitos como: participação, facilitação, cooperação e partilha, sem dúvida, promotoras de competências sociais e interpessoais, que, por sua vez, favoreceram uma aprendizagem flexível e reflexiva, isto é, resultante de diferentes perspectivas sobre determinado assunto e da síntese e processamento individual de significados construídos cooperativamente. Por fim, discutimos a melhor forma de apresentar o nosso trabalho: atentámos em como explanar os nossos pontos de vista e demonstrar as nossas aprendizagens, aos nossos colegas/ouvintes. Assim, deparamo-nos com os problemas: Como exemplificar os métodos, por nós analisados, próprios desta metodologia: Diário de Práticas e Portfólio? Como fazê-lo de forma que os nossos colegas tomassem conhecimento e tivessem acesso às mesmas ferramentas de trabalho que nós? E, ainda, pudessem conhecer e explorar esses documentos, sem nos obrigarem a gastos adicionais e à criação de documentos reais? Face a este novo desafio e aproveitando-nos dos conhecimentos e competências de um dos elementos do grupo, o Miguel, propusemos-nos criar um blog, onde, durante a sessão de apresentação, tivéssemos acesso à informação compilada e nos permitisse fazer hiperligações a outros documentos e, sobretudo, que pudéssemos disponibilizar à turma (e ao público em geral), no tempo e quando melhor lhes servisse.

Glória Oliveira

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