Este instrumento poderá revelar-se como uma prática educacional e avaliativa de carácter emancipatório e pretende constituir-se como uma “narrativa de cariz reflexivo, que dá voz à pessoa do aluno que aprende, na medida da sua auto-implicação no processo e na complexa e múltipla interacção, que a relação entre aprender e ensinar pressupõem.” (2)
Segundo Isabel Alarcão e José Tavares, são oito as características de um portefólio: “coerência, pessoalidade, significado, reflexão experiencial, documentação, selectividade, continuidade, contextualização no tempo e nas circunstâncias.” (3)
(1) e (2) - Entrevista com Isabel Sá-Chaves, Discutindo sobre portfólios nos processos de formação, Revista Olhar do Professor, ano/vol. 7, nº 002. Ponta Grossa, Brasil.
(3) - ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. (1999). Portfólio docente e qualidade de ensino. I Simposium Iberoamericano de didáctica universitaria. La calidad de la docência en la Universidade de Santiago de Compostela. Dezembro de 1999.
Ver também >>>SÁ-CHAVES, Idália (org.). (2005). Os portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro. Reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos. Porto: Porto Editora.
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