Formação reflexiva de profissionais: uma metodologia de desenvolvimento dos saberes e práticas profissionais
17.6.11
Métodos de trabalho
Escolhido o tema, começamos a delinear formas de levar a cabo o trabalho. Primeiro que tudo, revelava-se necessário proceder a leituras; inicialmente, a referência bibliográfica sugerida pelo professor (Donald Schön, “La formacion de professionales reflexivos”) e, posteriormente, a outras fontes de análise fruto de pesquisas várias. É de ressalvar a importância de se efectuar uma leitura analítica de todas as fontes, não só de textos escritos, como outros documentos (filmes, imagens, etc.), como também da nossa própria prática social e profissional. A distribuição do trabalho foi feita tendo em conta as competências de língua (Inglês e Castelhano), os interesses individuais (investimento para investigação) e a proximidade ou habilidade com os assuntos por parte dos membros do grupo. Como a disponibilidade de tempo para reunir presencialmente era escassa, este trabalho exploratório/introdutório foi feito individualmente; contudo, houve sempre troca de materiais e opiniões, pedidos de esclarecimento, discussão de pontos de vista (entre os membros e também relativamente ao que os autores propunham). Depois de todos os elementos obterem, primeiro, uma visão geral do tema e, posteriormente, uma mais focalizada em aspectos que todos considerámos estruturantes do trabalho que estávamos a construir, as reuniões foram esclarecedoras e profícuas, revelaram-se verdadeiros momentos de reflexão colectiva e colaborativa.
Glória Oliveira
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